O que é este Blogue?

Quando se junta uma amálgama de palavras, um conto ou um poema podem sempre emergir. A sua divulgação fará que não morram esconsos numa escura e funda gaveta. Daí que às minhas palavras quero juntar as de outros que desejem participar. Os meus trabalhos estão publicados sob o pseudónimo: "Lobitino Almeida N'gola". Nas fotos e pinturas cliquem nos nomes e acedam às fontes.

sexta-feira, junho 12, 2015

Saudade Teimosa

("African Suite")
(Tela de Keith Mallett, daqui)


Saudade Teimosa*

A minha alma está nostálgica!

A saudade veste-se de vermelho,
do chão daquela terra,
é iluminada pelos raios do sol único
mesmo que suada pelo cacimbo,
mas aquecida pelo ar dos trópicos!

Ai...Esta saudade…
Que teima em não desistir
e traz à minha memória,
tantas praias de alegria
e florestas de felicidade
picadas viajadas nas melodias
tocadas pelos batuques
e nos choros lânguidos do kissange!

Saudade, que me apertas o coração,
acalma-me esta ânsia de querer voltar
a pisar o vermelho do solo
e a sentir os cheiros de Angola!

Tudo mudou, tudo se transformou
talvez um dia, quiçá em outro tempo,
te possa visitar, minha terra de coração,
e voltar a deambular pelos musseques
de palhotas cobertas de colmo
forradas a barro,
ver os seios das mulheres
livres, como aves
embelezados pelo brilho da pele negra!

Ai, esta saudade de África
que se entranhou em mim,
respira pelos poros
da minha nostalgia
e entardece-me a alma
em melancolia.

*José Carlos Moutinho*
*(poema inédito do escritor e poeta português que viveu muitos anos em Angola)
Feito em 8/5/14

1 comentário:

Telé de Carvalho disse...

Gostei!


Me encontre em : DE LA VÉRITÉ